Prevenção
Prevenção as Drogas
UNIÃO DE PAIS E MESTRES NA PREVENÇÃO E COMBATE AS DROGAS
Depois do lar, e dos parentes próximos, a escola é a próxima experiência de inserção social do indivíduo, que acompanha boa parte de sua vida. Necessário se faz o acompanhamento de crianças e jovens que enfrentam alguma dificuldade no ambiente de ensino e muitos desses problemas estão ligados ao inicio de uso de entorpecentes, que muitos pais não sabem lidar, nem o que fazer. Trabalho esse, que junto as instituições de ensino vamos informar, prevenir e recuperar crianças e jovens que começaram a entrar nesse mundo caótico e mortal que é a dependência química.
Essa doença chega de modo silencioso entre os jovens, uma vez que por si só vem carregada de negativismo que seus acolhedores a esconde. Entrando dessa forma na vida de muitos jovens sem nenhum alarde, até que os sintomas começam aparecer em forma de alterações comportamentais como déficit em notas escolares, faltas, desânimos, mudanças de grupos de amizades, desleixos, brigas, sono e apetite alterados, hábitos de higiene diferentes, sumiços, perda de peso, mentiras, contendas, descasos, desaparecimento de objetos, entre tantos outros comportamentos alterados negativamente.
É preciso a ajuda consciente e com muita boa vontade, tanto dos pais quanto das escolas, fazendo parcerias e voltar o olhar para os filhos de todos. É preciso intenso esforço e acompanhamento no desenvolvimento da nossa juventude, para que o mal das drogas não mate o bom fruto do futuro da sociedade.
A liberdade deve ser assistida, as diversões devem ser acompanhadas, as amizades devem interagir entre os adultos e jovens, o estímulo aos programas e lazeres saudáveis, divertidos e amplos devem ser estimulados e olhados bem de perto, para assegurarem um bom desenvolvimento dos mesmos. Estímulo ás competições poli esportivas, comemorações coletivas e festas normais da juventude, regada a bons costumes e alegrias reais, bem como preservação da vida, estímulo a arte, a ciência, ao social, e manutenção saudável da família.
Palestras realizadas a respeito da prevenção de drogas fortalecem jovens, pais e a escola. Trabalhos sociais em que os jovens possam ser inseridos e estimulados ao bom serviço prestado.
Todos devem estar atentos aos dons que seus jovens demonstram para dar condições de ampliar o que há de positivo em cada um e, fazer disso, condições de sucesso e satisfação na vida. Certamente, atitudes como essas a todos beneficiarão.
Prevenção começa com esse olhar.
Sueli Moreira
Contato do Autor
55 11 9.9557.5781
sueli@ac28672-09434.agiuscloud.net
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.